sábado, 5 de setembro de 2015

Primeira Igreja Batista de Pilares: luz para um bairro abandonado pelo poder público!

https://www.facebook.com/Pib.de.pilares.405

98 anos servindo a Jesus!

Paróquia de São Benedito de Pilares: servindo a Cristo há 81 anos!!!

http://www.paroquiadesaobenedito.com.br/index.html

Primeira Igreja Batista de Madureira: uma igreja séria que serve a Jesus a 103 anos!

Venha conhecer esta igreja muito especial!

http://www.pibmadureira.org.br/

História

UM POUCO DA HISTÓRIA DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA
O Rio de Janeiro do século XIX comportava avanços técnicos e culturais, além de regiões rurais, formadas por grandes propriedades agrícolas. A fazenda do Campinho, parte da freguesia de Irajá, teve como um dos proprietários o boiadeiro Lourenço Madureira, que faleceu em 1851 e deu o nome à região que hoje concentra grande parte do comércio popular varejista da cidade.
Com a inauguração da estação ferroviária de Madureira, em 1896, a região que, até a década de 1850, era composta de grandes propriedades rurais, dava um passo em direção ao futuro. O bairro se construiu ao redor da estação. Próximo a ela, na Rua Maria Lopes, 19, em 1900, teve início o ponto de pregação dirigido pelo irmão Germínio M. dos Santos, membro da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, pastoreada, à época, pelo pastor Francisco Fulgêncio Soren.
Com o tempo, a casa do irmão Germínio, na Rua Maria Lopes, não era mais suficiente para comportar a frequência semanal, por isso foi proposta a mudança de endereço para a Rua João Vicente, no antigo número 32. E em 02 de abril de 1910, foi inaugurada a Congregação Batista de Madureira.
O período entre ponto de pregação e congregação foi marcado pelo intenso trabalho de vários irmãos anônimos e outros, cujos nomes podem ser destacados, como a irmã Emiliana Sales, esposa do irmão Germínio; Antônio Peixoto e o então seminarista Abraão José de Oliveira.
O culto de inauguração da Congregação Batista de Madureira foi marcado pela preleção do missionário dr. Madec. A congregação passou a ser responsabilidade do seminarista Abraão Oliveira, que, à época, era auxiliar do pastor Soren.
Desde antes da organização da igreja, a preocupação com o contexto social é evidente nos batistas madureirenses. O seminarista Abraão Oliveira observou que havia carência na área de educação no bairro, a fim de minimizar a situação, organizou a Escola Baptista de Madureira. Assim, a partir de 28 de setembro de 1911, o bairro de Madureira contava com mais uma instituição de ensino. Esse espaço serviu aos membros da igreja, cujos filhos não conseguiam matrículas, bem como aos demais moradores do bairro. Através da escola, a congregação ganhou a simpatia de todos, além de colaborar com a educação formal e religiosa de várias crianças.
Um ano especial foi 1911. Além da inauguração da escola, em 11 de novembro, foi formado o Coro da igreja, conhecido hoje como Coro Dorivil de Souza. O primeiro regente do coro foi o irmão Sérgio Ferreira dos Santos. E o ano terminou com a organização da Egreja Baptista de Madureira, que se formava com 37 membros, sob a liderança do pastor Francisco Fulgêncio Soren, que pastoreava várias igrejas simultaneamente, à época.

História do maravilhoso Centro Espírita Miguel da Abolição (RJ)

http://centroespiritamiguel.com.br/historia/
Levando a Doutrina de Alan Kardek ao povo há 88 anos!

2596-4046 | cem@centroespiritamiguel.com.br
Rua Glaziou, 265 - Abolição - Rio de Janeiro - RJ
"NASCER, MORRER, RENASCER AINDA E PROGREDIR CONTINUAMENTE, ESTA É A LEI"